09:00h às 18:00h
CP-01 - Gestão de Riscos e o Impacto sobre o Planejamento Estratégico: Antônio Leitão

Objetivos: auxiliar os profissionais de saúde na implementação da Gestão dos Riscos e da Segurança do Paciente, de acordo com a Norma Palc 2016.

Breve descrição do que será discutido: conceitos, ferramentas utilizadas, problemas e desafios enfrentados.

Coordenação: Maria Lucia Rabello

Palestrantes: Roberto Joji Chiba Kimura, Adriano Basques Fernandes, Elaine Cristina Faria 


09:00h às 12:59h
CP-02 - A gestão da qualidade na era do Analytics e do People Centered Design (PCD): como se preparar?

Objetivos: Apresentar conceitos básicos e cases de Analytics, utilizando a experiência do usuário, para tomadas de decisão na gestão da qualidade em laboratórios de análises clínicas de todos os portes.

Breve descrição do que será discutido: Discutiremos como iniciar a aplicação de conceitos de Analytics na gestão diária da qualidade de laboratórios de análises clínicas. Também abordaremos como podemos alcançar resultados diferenciados a partir da aplicação desses conceitos.


 Coordenação: Flávia Helena da Silva

 Palestrantes: Leticia Martins Sanches, Patricia Isquierdo Moreno Vargas,  Gustavo Stuani Guimarães, Mauricio Guerino Minatel

09:00h às 18:00h
CP-05 - Citometria de Fluxo no Laboratório Clínico

Objetvos: A citometria de fluxo está na rotina do laboratório clínico. Nossos objetivos são atrair novas pessoas com interesse na área, fornecer conhecimentos e treinamentos básicos propiciando a expansão de sua utilização no Laboratório Clínico.

Breve descrição do que será discutido: Princípios e aplicações de citometria de fluxo em laboratório clínico: subpopulações linfocitárias, diferentes tipos de amostras como sangue periférico, medula óssea, gânglios, liquido cefalorraquidiano e outros materiais biológicos, diagnóstico e acompanhamento de leucemias agudas e doenças linfoproliferativas crônicas.

Coordenação: Nydia Strachman Bacal 

Palestrantes:  Leandro de Souza Thiago, Rodolfo Patussi Correia, Laiz Cameirão Bento, Lucia Monteiro de Castro Lima Netto, Glicinia Pimenta,  Elizabeth Xisto Souto, Helena Varela de Araújo.

09:00h às 12:59h
CP-08 - Como assegurar a qualidade dos resultados de exames laboratoriais mediante a aplicação, análise e interpretação dos controles da qualidade

Objetivos:  Aprimorar os conhecimentos sobre a gestão da qualidade analítica para garantir que os resultados de exames laboratoriais atendam a qualidade desejada de forma a minimizar a liberação de resultados com erros clinicamente significativos, contribuindo para apoiar os médicos no diagnóstico e acompanhamento de seus pacientes.

 Breve descrição do que será discutido: Abordar conceitos, aplicabilidade e análise dos resultados dos controles da qualidade na rotina do laboratório, com aplicação de modelos cientificamente válidos para garantir resultados confiáveis para o uso clínico pretendido.


Coordenação: Helinete Baltazar Ribeiro Filgueiras

Palestrantes:  Helinete Baltazar Ribeiro Filgueiras, Fabiano Lucas Moraes de Castro

09:00h às 12:59h
CP-07 - O teste de susceptibilidade aos antimicrobianos sugundo o BrCAST

Objetivos:

Introduzir e Atualizar os participantes sobre a Rotina do Teste de Sensibilidade realizado e interpretados de acordo com o preconizado pelo BrCAST

 Tópicos:

- Metodologia do Teste de Sensibilidade

-Controle de Qualidade

-Documentos Disponíveis

-Detecção de fenótipos de Resistência

-Interpretação de Resultados

Coordenação: Andre Mario Doi

Palestrantes: Andre Mario Doi, Marines Dalla Valle Martino, Cassia Maria Zoccoli, Ana Cristina Gales, Alberto Chebabo, Mireille Ângela Bernardes Sousa.

09:00h às 18:00h
CP-06 Introdução ao sequenciamento de DNA (MPS/NGS)

Objetivos: Tem como objetivo oferecer uma introdução no uso das tecnologias de Massive Paralllel Sequencing ou Next Generation Sequencing na Medicina Genômica.

Introdução à bioinformática e seus conceitos básicos.

Comparação conceitual e técnica entre métodos de sequenciamento massivo em paralelo.

Análises bioinformáticas de dados de MPS.

Interpretação de resultados e laudos baseados em tecnologias MPS.

Coordenação: Luisane Maria Falci Vieira

Palestrantes: Eduardo Tarazona Santos,  Wagner Carlos Santos Magalhaes

09:00h às 18:00h
CP-09 - Verificação e Validação de Métodos Quantitativos Dr. José Carlos Basques

Objetivos: 

- Conhecer os conceitos básicos para a Validação de Métodos Quantitativos segundo a Norma PALC 2016 e aprender a selecionar os estudos necessários para a verificação de métodos quantitativos

- Compreender e saber aplicar o estudo de precisão e bias segundo o CLSI EP-15A3

- Compreender e saber aplicar o estudo de linearidade segundo o CLSI EP-06 A

- Compreender e saber aplicar o estudo de equivalência de resultados segundo o CLSI EP9-A3, utilizando o protocolo de 20 amostras descrito no CLSI EP-15A2

Workshop Prático:

- Simulação de estudos utilizando as planilhas

 (É necessário levar um notebook com Excel instalado 2007 ou superior).

Coordenação: Luisane Maria Falci Vieira

Palestrantes: Luisane Maria Falci Vieira, Derliane de Oliveira, Claudia Maria Meira Dias, João Rodrigo Campos 

09:00h às 18:00h
CP-10 - 11° Fórum de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais

Objetivos: Discutir as ações estratégicas que podem ser obtidas do uso de benchmarking de indicadores e maximizar o uso da informação do monitoramento dos dados para promover a excelência do laboratório.

Breve descrição do que será discutido: Gestores da Qualidade e Membros de Sociedades Científicas nacionais e internacionais compartilham novas percepções e exigências do mercado da medicina laboratorial para uso de métricas e referenciais alinhados com o mercado. Além da participação de profissionais atuantes e conceituados na área da medicina laboratorial, o estatístico Pedro Luis do Nascimento Silva, doutor pela University of Southampton e ex-presidente do Instituto Internacional de Estatística, também participará com instruções para transformar os dados do benchmarking em informações para tomada de decisões estratégicas.

Coordenação: Wilson Shcolnik

Palestrantes: Wilson Shcolnik, Guilherme Ferreira Oliveira, Cesar Alex de Oliveira Galoro, Luiza Bottino, Fernando de Almeida Berlitz, Pedro Luis do Nascimento,  Conceição Faustino, Klever Sáenz, João Mariano Pêgo, Carlos Rafael Vega Salinas, Rafael Monsores Lopes, João José Pires, Paulo Alexandre Simões, Nadia Krul, Henrique Dias do Couto e Durval Belém.

09:00h às 14:00h
Coordenação TEPAC
13:00h às 16:00h
CP-03 - Como trabalhar a visão e operação "além do convencional" em ações de melhoria de operações técnicas?

Objetivos: Apresentar conceitos básicos de melhoria de processos técnicos; apresentar conceitos básicos de inovação em processos técnicos. Discussão de dois cases de co-criação para utilização na gestão da qualidade técnica aplicáveis em laboratórios de Análises Clínicas de diferentes portes.

Breve descrição do que será discutido:

Apresentação de modelos convencionais da gestão da qualidade técnica; discussão de  duas técnicas de introdução dessa visão de inovação na gestão da rotina de operações técnicas ( aplicação prática de co-criação e People Centered Design - PCD).  Discussão sobre como motivar o aprendizado coletivo por meio da mudança de mindset de ‘inspeção’ para ‘participativo’ (aprendizado em rede).

Coordenação: Flávia Helena da Silva

Palestrantes: Leticia Martins Sanches, Patricia Isquierdo Moreno Vargas, Gustavo Stuani Guimarães 


14:00h às 18:00h
CP-04 - Tratamento das Não Conformidades

Objetivos: Orientar a investigação de causas raiz para as não conformidades e o tratamento das mesmas

Breve descrição do que será discutido: Orientação das formas de se investigar causa raiz para não conformidades e seu tratamento

Parte teórica explicativa com definições concernentes ao tema e exercícios como prática.

Coordenação: Carla Doerzapff Chaves 

 Palestrantes: Carla Doerzapff Chaves, Ana Claudia Queiroz de Souza Valladao,  Marcio Kaczala.