Papel do Laboratório Clínico na Promoção da Saúde

Infecções fúngicas: diagnóstico desafiador que exige expertise laboratorial

- 05/10/2022

Os temas mais atuais e relevantes sobre as práticas laboratoriais serão abordados na mesa " Desafios Laboratoriais nas Infecções Fúngicas durante o 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial, que ocorre essa semana em Florianópolis, Santa Catarina. O presidente da mesa, Doutor João Nóbrega de Almeida Júnior, infectologista e pesquisador, falou das diferenças do BrCAST em relação ao CLSI.

 

As micoses endêmicas, como Histoplasmose e Esporotricose podem ter diagnóstico complexo que hoje é facilitado por novas técnicas como ensaios imunoenzimáticos para detecção de antígenos e anticorpos.

Candida auris é um patógeno emergente e potencialmente multirresistente. Os primeiros casos no Brasil são recentes e o laboratório clínico tem que estar preparado para identificar o microrganismo. 

 

Entre os diferentes temas relacionados ao diagnóstico das Infecções Fúngicas Invasivas, a mesa " Desafios Laboratoriais nas Infecções Fúngicas" abordará alguns temas atuais e relevantes à prática da medicina laboratorial.

 

O Brasil tem como padronização para os testes de suscetibilidade o BrCAST. Não apenas para bactérias, mas também para fungos. Existem algumas diferenças do BrCAST em relação ao CLSI e serão abordadas na aula. 

 

As micoses endêmicas como Histoplasmose e Esporotricose podem ter diagnóstico complexo que hoje é facilitado por novas técnicas como ensaios imunoenzimáticos para detecção de antígenos e anticorpos. 

Candida auris é um patógeno emergente e potencialmente multiresistente. Os primeiros casos no Brasil são recentes e o laboratório clínico tem que estar preparado para identificar o microrganismo. 

 

Aspergilose invasiva não é restrita a pacientes neutropênicos e o isolamento de Aspergillus em amostras respiratórias pode ser crítico para o diagnóstico precoce da doença. 

Lista de Notícias Vazia