Papel do Laboratório Clínico na Promoção da Saúde

A atuação do Ministério da Saúde no fomento à integridade e no combate à fraude e corrupção

- 05/10/2022

“A atuação do Ministério da Saúde no fomento à integridade e no combate à fraude e corrupção” foi tema da palestra do primeiro dia do 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, realizado em Florianópolis ao longo desta semana. 


Na ocasião, a Dra. Carolina Palhares, diretora de Integridade do Ministério da Saúde (MS), e Dr. Alvaro Pulchinelli, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), falaram não só sobre a segurança do paciente, mas da preocupação com a integridade dos processos na saúde de modo geral.


A Dra. Carolina mencionou que o Ministério da Saúde vem desenvolvendo uma série de programas ligados à segurança, semelhante aos princípios de compliance e a confiabilidade do sistema de saúde como um todo. Ela falou não somente sobre a segurança do paciente, mas abordou acerca da segurança do sistema de saúde como um todo, no que diz respeito às más práticas e fraude.


A Dra. fez um panorama geral de como começa a segurança no paciente e de que maneira ela evolui até o sistema de saúde, visando evitar desperdício, desvio e corrupção, ou seja, apresentou um macro conceito de compliance aplicado a um sistema de saúde pública que provavelmente poderá se estender ao setor privado.

Lista de Notícias Vazia